A dura verdade sobre a engenharia de software é que nenhum chefe está verdadeiramente preocupado com a linguagem de código usada pelo time de programadores, contanto que a decisão não comprometa o resultado.
Nesse sentido, as soluções de baixa codificação podem trazer inúmeras vantagens tanto para quem trabalha com ciência de dados quanto com a área de negócios, e nós precisamos aprender como explorar e aproveitar esse recurso da melhor forma.
No entanto, muitos enxergam esses dois departamentos com grande distinção e até rivalidade. Mas será que essa é uma forma correta de avaliar esses dois departamentos?
Todo o esforço da área de negócios é dedicado às pessoas, à retenção de clientes por meio da entrega de produtos. Sua relação com o cliente é muito mais ligada a montar briefing e encontrar as melhores soluções, alinhando estratégias.
Por outro lado, vemos parte disso na ciência de dados, principalmente no que diz respeito a alinhar estratégias e identificar soluções relevantes para o cliente. No entanto, mesmo com tais semelhanças, na prática, as áreas se distanciam. O foco do cientista de dados está muito mais ligado ao produto, embora não desconsidere a importância da satisfação do cliente com o produto final.
Como falamos no início do artigo, para o “C-Level”, pouco importa o tipo de linguagem de codificação usado para o desenvolvimento de novos softwares, contanto que não cause um impacto negativo nas expectativas do cliente. Nesse caso, porque não apostar em uma solução de baixa codificação?
Uma vez que ambas as áreas - ciência de dados e negócios - visam entregar produtos mais eficientes e que agradem o cliente, podemos aproveitar o melhor do Low Code e permitir que as áreas trabalhem em conjunto, aumentando a qualidade da operação e a troca de informações valiosas que só tendem a agregar ao projeto. Esse trabalho em conjunto também melhora a relação entre as áreas, que tendem a ficar cada vez mais familiarizadas com as práticas e os desafios de cada um, eliminando o excesso de questionamentos e interrupções que podem gerar atraso em projetos.
Implementando a solução Low Code da CADS Digital, você dá carta branca para que o time de negócio contribua com o desenvolvimento de aplicativos digitais de valor para seus clientes, ainda que tenham pouco ou nenhum conhecimento em linguagem de codificação. Também pode se beneficiar de mais pessoas dentro do time de inovação com conhecimento em dados e como usá-los em benefício dos seus clientes.
Outra grande vantagem que não podemos deixar de citar é a fácil modificação do sistema em caso de correções e acréscimos de tecnologias, como o RPA e a IA, gerando maior confiança e credibilidade na relação entre cliente e empresa.
Una negócios e ciência de dados com a Decisions Low Code. Fale com um consultor da CADS Digital e solicite uma demonstração gratuita para a sua equipe.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!