Por CADS Digital Experience em 15/07/2022
Low Code como ponte para Strategic Foresight

Já pensou se você pudesse prever o futuro e antecipar soluções para o seu mercado? Sim, nós chegamos em um ponto da nossa história onde isso é possível, graças à forma como coletamos e aproveitamos os dados.

O Strategic Foresight, ou “previsão estratégica” em tradução livre, é o conjunto de boas práticas que tem como objetivo traçar as novidades e tendências que podem afetar o negócio, seja de forma positiva ou negativa.

Neste artigo, vamos explorar algumas das vantagens de exercitar a previsão estratégica dentro da empresa e dicas para mapear.

 

Mapeamento de tendências e aumentando as possibilidades

Conforme as tecnologias avançam, surgem mais alternativas para coletar dados e poder analisá-los. Antes era muito mais complexo para encontrar as tendências do mercado, de fato. Havia um grande volume de dados, analisados de forma quase artesanal por um número limitado de especialistas.

Mas agora vivemos a era das tecnologias de informação. Processos para emissão de relatórios complexos que podiam se arrastar durantes meses, agora, podem ser elaborados em horas, no máximo dias, com emissão de informações valiosas em tempo real.

A forma como aproveitamos os dados também se transformou. Seu uso vai muito além do desenvolvimento de campanhas de marketing. Também podem ser aproveitados para mapear as tendências de consumo dos seus atuais ou possíveis clientes, pavimentando o caminho da inovação e acelerando o desenvolvimento de novas soluções para possíveis demandas inexploradas no mercado. Em outras palavras, você pode se tornar um pioneiro e conquistar autoridade no seu campo de atuação

 

Tecnologias para sondar as Previsões Estratégicas

A transformação digital trouxe novidades fantásticas para o mundo dos negócios, mas a verdadeira revolução foi em como podemos aproveitar melhor os dados que estão à nossa disposição. Eles contém insights poderosos que podem ajudar a prever certos padrões do mercado.

Existem muitas tecnologias preditivas que podem contribuir com a sondagem de previsões estratégicas.

 

Big Data + Analytics

Nós somos bombardeados com dados a todo momento, e eles chamam em maior volume e velocidade a cada dia. Mas nada valerá a pena se não soubermos como interpretar esses dados complexos.

O Big Data combinado com o Analytics vai permitir absorver melhor esses insights, auxiliando a sua estratégia.

 

Inteligência Artificial + RPA

A IA é uma das melhores ferramentas que o mundo da tecnologia já conheceu, e acredita-se que mais da metade dos aplicativos corporativos contarão com essa tecnologia até o ano de 2025. A automação digital possibilitada pelo RPA também não fica para trás. Quando combinamos essas ferramentas, temos a valorização certa das habilidades cognitivas, o que é essencial para o machine learning, utilizando a própria lógica das máquinas para prever padrões e descobrir tendências.

 

Data Mining

Todo esse processo deve ser constante, pois as novidades não param e não podemos deixar que informações valiosas passem despercebidas pela equipe.

O Data Mining (mineração de dados) vai garantir que algoritmos trabalhem em seu favor, procurando dados consistentes, identificando relações sistemáticas em determinadas variáveis, extraindo dados e criando novos subconjuntos. O resultado nós observamos por meio da criação de hipóteses, regras, decisões, dendrogramas, etc.

 

Dê o primeiro passo com a solução Low Code

As soluções de baixa codificação aceleram os processos da Engenharia de Software, permitindo a criação de aplicativos digitais corporativos que colaboram com as estratégias internas, entregando resultados cada vez mais rápidos e assertivos. Esse feito é um copo cheio para o Strategic Foresight e para as empresas que se preocupam em satisfazer as demandas futuras, garantindo um bom posicionamento em um mercado tão competitivo.

Tudo isso que você acabou de ver pode ter resultados engrandecidos com apoio da solução Decisions Low Code, promovido no Brasil pela CADS Digital.

Comece com a organização do seu Centro de Excelência em Automação para agir e simplificar processos complexos que disputam o tempo da sua operação, assim as equipes podem se dedicar às novas soluções, ao desenvolvimento de um plano estratégico e à criação de um cronograma de implementação das soluções.

Agregue suas novas ferramentas com tecnologias de IA, RPA, Data Mining e Analytics, extraindo e aproveitando as brechas que certamente passariam despercebidas se dependêssemos somente do olhar humano.

 

Pronto para se aventurar no Strategic Foresight? Solicite uma demonstração da plataforma Low Code e descubra mais na prática.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..