Por CADS Digital Experience em 05/08/2022
O Futuro é No-Code, boa ou má notícia?

Existe um grande dilema dentro da engenharia de software que nós conhecemos muito bem. Por um lado, o processo de codificação pode se arrastar durante longos períodos, tomando o tempo dos profissionais que estão na linha de frente da criação e inovação. Por outro ângulo, é possível ver que muitos desses profissionais gostam dessa rotina e temem as consequências que a ausência dos códigos podem oferecer, resultando em desinteresse por essa tendência de mercado.

Mas será que todo esse medo é justificável, ou é apenas mais um caso de ego profissional? Continue a leitura, temos coisas bem importantes para conversar hoje.

 

No Code é aliado, não inimigo

Precisamos tirar da mente que toda novidade tecnológica surge com o único propósito de tirar o trabalho de outros profissionais, já que o verdadeiro impacto da baixa codificação é justamente o contrário: aumentar a produtividade dos profissionais e empresas de tecnologia, e o que não falta é potencial para melhorar a nossa rotina e acelerar resultados, poupando algumas horas de trabalho que poderiam ser aplicadas facilmente em um novo projeto de igual ou maior relevância.

E esse é um caminho muito interessante e que você também deveria estar de olho. Para quem está acostumado com CSS, Python e outras linguagens, certamente vai tirar as soluções Low e No Code de letra, criando sistemas únicos e automatizados sem quebrar a cabeça com códigos complexos ou mal estruturados. E quem tem interesse em TI mas não tem todo esse conhecimento técnico avançado em programação também não encontrará nenhuma grande barreira, já que as soluções são muito mais intuitivas e inclusivas, ideal para introduzir a nova geração de profissionais.

 

No Code é o fim da programação?

Jamais! Apesar das facilidades que o no-code pode oferecer, é um equívoco decretar que esse representa o fim do uso de códigos e da própria programação tradicional. Na realidade, é mais correto encarar como uma extensão do que conhecemos, que utiliza o mesmo princípio lógico da codificação.

O que as soluções No Code, como a Decisions da CADS Digital, fazem é pular a análise de sintaxes abstratas, permitindo que ela seja editada diretamente, simplificando e acelerando o processo. Então, a interface do usuário torna-se a representação canônica do programa, permitindo a renderização e edição visual de softwares, sites, etc.

Essa ‘simples’ mudança foi suficiente para revolucionar o processo de criação, já que elimina a miopia em processos de inovação, possibilitando a identificação de erros e necessidade de melhorias com maior velocidade. Essa prática por si já eleva o nível do material entregue por profissionais, tudo graças a essa super tendência engenharia de software.

A linguagem No-Code abstrai tudo o que foi feito repetidamente por outros programadores, assegurando liberdade para que você encontre o melhor conceito para trabalhar, e também interagem com outras linguagens e aplicativos por meio de APIs, mantendo a consistência de processos e alto retorno para os profissionais.

 

A grande expansão para criadores de softwares

Não há o que temer, amigos. Assim como já vimos a transformação na forma como interagimos com linguagem de programação ao longo dos anos, chegou a vez de darmos o próximo passo e explorar formas mais inclusivas, que trazem maior liberdade para criar e inovar aos novos engenheiros.

Sim, o futuro é No Code, e essa é uma notícia fantástica! Estamos vivendo uma fase excitante, e toda mudança em favor da produtividade dos programadores só tendem a agregar valor aos profissionais e a própria empresa.

Já podemos visualizar o ganho de escala, a criação ampla e contínua de sistemas úteis, tecnologias estratégias e preditivas, absorvendo o melhor que o mercado pode oferecer, como a Inteligência Artificial, RPA, Machine Learn, Big Data, Data Mining, BPM e muitos outros conceitos, metodologias e tecnologias.

O fato é que não há melhor estratégia para entender como essa solução realmente pode atender às expectativas do que vê-la em ação. A CADS Digital conta com uma equipe de especialistas prontos para ouvir e entender qual é a sua demanda, ajudando você a encontrar os melhores insights para tirar o melhor proveito dos recursos disponíveis na nossa solução Decisions No-Code.

 

Acesse esse link para explorar mais formas de revolucionar a Engenharia de Software da sua empresa, promovendo a hiperautomação por meio de uma operação 100% digital.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..